Hidratação
A pele normal possui um percentual de hidratação necessário para que ela possa exercer suas funções adequadamente. Vários fatores podem influir neste percentual, deixando a pele ressecada.
São vários os fatores responsáveis pelo ressecamento da pele:
- Fatores climáticos, como o vento, o sol, frio intenso e o ar seco, favorecem a evaporação da água através da pele, diminuindo o seu grau de hidratação.
- Substâncias químicas, como sabões e detergentes, eliminam a gordura da pele, afetando o manto lipídico que ajuda a reter a umidade natural da pele, deixando-a desprotegida e favorecendo a desidratação.
- Com o processo de envelhecimento, o teor de água da pele diminui. Por isso, é comum que pessoas idosas apresentem a pele mais seca.
- Algumas doenças como dermatite atópica e psoríase provocam alterações na pele que modificam sua hidratação natural.
- As alterações provocadas pelo excesso de sol na pele, o fotoenvelhecimento, também favorecem a sua desidratação.
A pele tem diversas funções, como proteção física contra agressões externas, perdas de água do corpo, proteção imunológica através de suas células imunes, regulação térmica com a sudorese e a vasodilatação e proteção química através da secreção sebácea e sudorípara. Quando a pele está ressecada e desidratada, essas funções ficam comprometidas, por isso, a pele fica mais propensa ao aparecimento de doenças e irritações.
A hidratação profissional ajuda a manter a pele viçosa e sadia, porém prevenir a desidratação é essencial. Segue algumas dicas:
- Beber bastante líquidos, aproximadamente 2 litros por dia.
- Proteger a pele das agressões externas, evitando o sol em excesso e sem proteção solar.
- Nas áreas de pouca oleosidade, não deve-se utilizar sabonetes em demasia, bucha e água muito quente, para não diminuir ainda mais o manto lipídico.
- Caso sejam tomados mais de um banho por dia, os sabonetes devem ser usados no corpo todo apenas em um dos banhos. Nos outros, usar apenas nos locais de dobras de pele (virilha, axilas, etc.) ou de maior oleosidade.
- Evitar produtos que contenham álcool em sua fórmula, pois também podem ressecar a pele.
- Utilizar hidratantes logo após o banho, principalmente nas áreas que apresentem sinais de ressecamento.
A frequência do tratamento depende de cada pele.