Tratamento da Acne
A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. A doença não atinge apenas adolescentes, podendo persistir na idade adulta e, até mesmo, surgir nesta fase, quadro mais frequente em mulheres.
As manifestações da doença (cravos e borbulhas) ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das borbulhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
O tratamento consiste em três técnicas:
O desencruste que promove saponificação do sebo através da associação da corrente galvânica e uma substância alcalina como laurilsulfato de sódio,
Alta frequencia produz ondas eletromagneticas que, quando em contato com o ar, produz ozónio que tem ação antibactericida e bacteriostática, e
Microcorrentes promove a normalização das glândulas sebáceas, diminuindo a produção do sebo.
Nos primeiros 7 dias de tratamento é importante a aplicação do alta frequencia e das microcorrentes diariamente. Após, a evolução é que dita a frequência do tratamento.